quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Referências...

Pessoal,... fujo, fujo, fujo e sempre volto no bichinho sobre toquinho do artesanato dos anos 80 e 90, em Campo Grande - MS.... uma grande escola de modelagem, com sequelas que mantém um paradoxo que ainda paira sobre as buscas que tenho.
Aí um exemplo deste tipo de trabalho:

 Com nostalgias da minha avó, Nadyr Colombelli, do saudoso modelador de onças Júlio César e da minha mãe, Silvana Diehl Colombelli Parra Sanches, grande tutora e parceirona de oficina... a Fundação de Cultura não citou o nome do artesão que desenvolveu este trabalho, mas considere-se parabenizado.

Prosseguindo, encaminho uma referência atual minha, do romantismo francês... que também vive o modelo "bichinho sobre toquinho": as obras de Antonie Louis Barye (1796-1875).
As características das obras de Barye que me interessam  são:
  • a minuciosidade da representação naturalista, demonstrando um forte estudo anatômico;
  • a exaltação da dramaticidade das cenas, que funcionam como os "dioramas contemporâneos";
  • a preocupação das relações de volume e texturas, em grandes peças e miniaturas, como busca da forma escultórica;
E agora, vamos ver algumas peças deste artesão:








Por hoje é só, pessoal!!!


Um comentário: