quarta-feira, 6 de março de 2013

Pessoal, aí estamos... voltando a ativa em 2013.... esta grande pausa quase foi definitiva, mas ainda bem que temos um curso precário que nos toma (na verdade joga no lixo) quatro horas semanais e posso utilizar este horário para melhorar a qualidade de ensino... com minhas postagens...
Vamos falar sério!

Primeiramente, apresento o planejamento da disciplina História da Arte 1, uma solicitação dos bons acadêmicos que estão começando o curso de Licenciatura em Artes Visuais:


1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

1.1 INSTITUIÇÃO: INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ (IFPR) – CAMPUS PALMAS
1.2 CURSO: ARTES VISUAIS
1.3 ANO: 2013                     
1.4 SEMESTRE: 1º      
1.5 PERÍODO: 1º     
1.6 DISCIPLINA:HISTÓRIA DA ARTE 1  
1.7 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 4 CR = 80 H/A
1.8 PROFESSORA: Msc. Douglas Colombelli Parra Sanches  

2. EMENTA
Produção artística na pré-história; A antiguidade (Mesopotâmia, Egito, Persas, Gregos e Romanos); Idade Média (Arte primitiva cristã, Arte Islâmica);

3. OBJETIVOS

3.1 Geral

A disciplina busca desenvolver a compreensão e instrumentalização dos conhecimentos relativos à história da arte a fim de possibilitar a concepção dos fazeres e do próprio conceito de arte dentro das culturas que implicam na construção do pensamento ocidental;

3.2 Específicos

·                    Levantar as manifestações culturais e produções artísticas da humanidade da pré-história até o século XIII;
·                    Analisar as técnicas e características formais das práticas artísticas vigentes entre os períodos históricos;
·                    Problematizar sobre as implicações do artista como indivíduo social nas culturas do passado;
·                    Desenvolver comparações com as formas do fazer do passado com as contemporâneas;
·                    Criar estruturas de análise crítica das manifestações culturais e produções artísticas.

4. CONTEÚDO PROGRAMATICO

1.                  Produção artística na pré-história:
·                    Arte no Paleolítico inferior, médio e superior;
·                    Arte no Mestolítico e Neolítico;
·                    Princípio das culturas humanas;
2.                  A antiguidade:
·                    Arte mesopotâmica;
·                    Arte egípcia;
·                    Arte grega;
·                    Arte romana;

3.                   Arte Islâmica:

5. METODOLOGIA:

5.1 Ensino e Pesquisa

A disciplina se desenvolve a partir da análise e discussão sobre exemplos históricos de produções artísticas, estes exemplos são levantados e oferecidos em aula juntamente com textos paralelos que ampliam a perspectiva sobre a ação individual ou coletiva que aplicaram as manifestações culturais e artísticas dos diversos períodos da história. Esses textos oferecem matéria para o desenvolvimento de debates, seminários  entre outras formas;

6. RECURSOS DIDÁTICOS:

A disciplina História da Arte I será desenvolvida através de aulas expositivas e argumentativas, com apoio de data show, transparências, filmes, imagens impressas, textos impressos, quadro negro e giz, entre outros.

7. PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO:

A avaliação toma como procedimento a relação do acadêmico com o conhecimento oferecido em aula, em sua ação como participante em sala de aula e em seus esforços em ampliar o que lhe é oferecido contextualizando e problematizando sobre os conteúdos. Desta forma, a avaliação da disciplina apresenta dois momentos: a avaliação formal, sob a estrutura de prova escrita, dissertativa, sob o número de duas por semestre (uma por bimestre), e a nota proveniente de trabalhos complementares, como seminários e trabalhos escritos.

8. BIBLIOGRAFIA:
8.1 BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BAZIN, Germain. História da arte: da pré história aos nossos dias. Lisboa: Martins Fontes, 1980.

GOMBRICH,E.H. A História da Arte. 16ºEd, Rio de Janeiro.LTC,1999.

HAUSER, A. História social da literatura e da arte. São Paulo: Martins Fontes,2000.

JANSON, H.W. História geral da arte. São Paulo. Martins Fontes,2001.

8.2 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

BASSEGODA NONELL, J. Atlas de História da Arte. 2ªEd. Rio de Janeiro: Jover, 1977.

HAUTECOEUR, Louis. História Geral da Arte.  São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1962.

VAZ , Thaís de Fátima. Helenismo e renascença: a renovação do olhar. Franca: UNESP-Marília, 2004.


Da mesma forma também disponibilizo um link para aquisição de uma de nossas referências, que trata das distinções entre o naturalismo e geometrismo, através de discussões sobre estilos de representação visual:



Recentemente, ao desenvolver as aulas da disciplina de História da Arte Geral, abordamos os princípios gerais das primeiras representações em plano bidimensional frente aos exemplos tradicionais desta disciplina, ou seja: as pinturas rupestres do final do Paleolítico e a tendência geometrizante predominante no período Neolítico. Para tanto, utilizamos como referência direta para esta discussão os textos de Hauser no livro História Social da Arte e da Literatura, sobre como estes estilos se desenvolveram. Neste post apresento o link para comprar o mesmo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário